Sistema Biodanza

 

Segundo Rolando Toro, a “biodança provém de uma meditação sobre a vida; do desejo de renascermos de nossos gestos despedaçados, de nossa vazia e estéril estrutura de repressão; provém, com certeza, da nostalgia do amor”.

É um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizagem das funções originárias da  vida. Sua metodologia consiste em possibilitar vivências integradoras por meio da musica, do canto , do movimento e de situações de encontro em grupo. É uma experiência vivida com grande intensidade no aqui agora com qualidade ontológica (se projeta sobre toda a existência), na Biodanza as vivências são integradoras por que possuem um efeito harmonizador em si mesmas. 

As vivencias na Biodanza estão orientadas para estimular os potenciais de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência, denominados Linhas de Vivencia. 

 

 

Rolando Toro Arañeda

 

Rolando Mario Toro Arañeda nasceu em Concepción, Chile, em 19 de abril de 1924. Psicólogo, Antropólogo e Poeta, atuou como docente do Centro de Antropologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile, foi responsável pela Cátedra de Psicologia da Arte e da Expressão no Instituto de Estética da Pontifícia Universidade Católica do Chile, foi nomeado Professor Emérito da Universidade Aberta Interamericana de Buenos Aires, Argentina e recebeu o título de Doutor Honóris Causa da Universidade Federal da Paraiba, Brasil. Entre 1968 e 1973 começou suas experiências com a Biodança (chamada neste período Psicodança), tendo expandido para o resto do mundo esta proposta, trazida por ele como a “Poética do Encontro Humano”.